Logo-Color-Vertical

[Covid-19] 4 dicas para sua Escola diminuir os impactos das paralisações

Diante da pandemia causada pelo coronavírus Covid-19 são exigidas atitudes criativas, estratégicas e emergenciais de todas as Instituições de Ensino para que os alunos mantenham as atividades educacionais, amenizem a preocupação dos pais e responsáveis também na parte financeira, e diminua a inadimplência.

A tarefa não é fácil, e exige um grande esforço de todos nós nesse momento adverso. Para tentar ajudar separamos 4 dicas para sua Escola garantir a continuidade das atividades durante a pandemia, melhorar a gestão financeira e minimizar os impactos do Covid-19 no ano letivo.

1. Foque a comunicação com pais e alunos

Para fortalecer a comunicação com pais e alunos, é importantíssimo que a Instituição de Ensino tenha um canal oficial de avisos e informações. Utilize o site da sua Escola como fonte principal de informação e compartilhe os comunicados nas redes sociais (Fan page do Facebook, por exemplo), mas sempre redirecionando para o site. Assim, a Instituição aumenta a credibilidade perante os pais, o que pode ser um fator decisivo na retenção dos alunos para o próximo ano letivo.

Utilize também o aplicativo de avisos online do seu Sistema de Gestão Escolar para emitir comunicados para os pais e alunos. As notificações chegam diretamente no Smartphone, e são uma ótima maneira de comunicação complementar com os pais. Se deseja saber mais sobre o aplicativo e sistema de gestão escolar, clique aqui.

2. Crie ações para evitar a inadimplência

Esse é um momento delicado para todos, e com a paralisação das aulas é compreensível que pais e responsáveis solicitem o adiamento de pagamento de mensalidades, entretanto, a Instituição de Ensino deve pensar estrategicamente, avaliar as despesas, gastos, receita e possível aumento da inadimplência. Algumas atitudes podem amenizar a situação, e ajudar na gestão financeira da Escola. Separamos algumas dicas que podem ajudar:

Facilite as formas de pagamento: Envie boletos online via e-mail ou pelo app do Sistema de Gestão Escolar, para pagamento via internet banking.

Crie um programa de descontos: Ofereça descontos e vantagens para pagamentos em dia ou antecipados. Ou ainda parcelamentos sem a cobrança de juros.

Automatize os lembretes de cobrança: Utilize seu Sistema de Gestão Escolar para automatizar os lembretes de pagamentos. Caso ainda não tenha um, clique aqui para saber mais.

Canal de atendimento: Disponibilize um canal de comunicação especial para a negociação das mensalidades. Ofereça alternativas para renegociação de dívidas, e mostre disposição para resolver o problema.

Use um sistema de gestão financeira: Nesse momento crítico o uso de um sistema de gestão escolar é indispensável para controle e tomadas de atitudes para gerir sua instituição de ensino. O sistema fornece uma visão geral e completa do departamento financeiro e a tomar as melhores atitudes para diminuir os inadimplentes.

3. Ofereça atividades pedagógicas online

Motivar os alunos a se concentrarem nos estudos nesse período, não é fácil. No entanto, algumas dicas podem auxiliar no engajamento dos educandos:

  • Envie dicas de leituras e vídeos curtos relacionados a conteúdos já estudados;
  • Envie Questionários com perguntas abertas ou de múltipla escolha como complemento de atividades avaliativas;
  • Envie mensagens motivacionais para ajudar pais e alunos a manter a saúde mental durante o período de pandemia;
  • Estimule a produção de “Diários” para o aluno compartilhar suas ideias e sugestões,
  • Crie enquetes sobre assuntos escolhidos pelos professores e estimular a interação.

4. Aproveite as ferramentas online para manter as atividades administrativas e pedagógicas

Para minimizar os riscos, tranquilizar e manter os pais e alunos conectados à Escola, é possível utilizar recursos online para continuidade da realização de atividades essenciais da Instituição de Ensino:

Google Classroom: É uma ferramenta simples e intuitiva que ajuda tanto equipe pedagógica e professores a cadastrar e gerenciar as atividades dos alunos. É possível criar turmas, inserir tarefas, dar notas e enviar feedbacks diretamente pela plataforma.

Zoom: É um dos melhores aplicativos para realização de videochamadas interativas. Com a ferramenta, é possível realizar e gravar aulas com compartilhamento de tela para apresentações e chat em tempo real para tirar dúvidas. Não é preciso fazer o download do aplicativo, basta que o professor compartilhe o link da “reunião” por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Khan Academy Brasil: Assim como o Google Classroom, no Khan Academy o professor pode criar turmas e disponibilizar para os alunos aulas, tarefas e materiais de estudo com links e anexos. No site da plataforma contém também outros cursos complementares de diversos segmentos.

Google Formulários: Outro recurso gratuito oferecido pelo Google, que a Escola pode utilizar para criar tarefas, questionários e avaliações para os alunos. O app é bem intuitivo e após criado o formulário, basta compartilhar o link por e-mail. As respostas são salvas automaticamente em uma planilha no Google.

Nós da System Brasil, esperamos de verdade que essas pequenas dicas e sugestões possam ajudar da melhor forma possível sua Instituição de Ensino nesse momento que enfrentamos. Caso tenha alguma sugestão de conteúdo ou precise de algum material específico, fale com a gente, estamos juntos nessa.  #fiqueemcasa

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.