Blog

Apoio pedagógico: 4 ferramentas para educadores

Ter recursos para aprimorar o ensino é o sonho de todo profissional da educação. Nesse contexto, o apoio pedagógico surge como uma solução muito importante para melhorar constantemente as atividades e otimizar a rotina escolar.

A estratégia de apoio pedagógico tem como objetivo melhorar a integração e a inclusão no processo de aprendizagem dos alunos. Com isso, é possível ajudar a ter um desempenho escolar mais satisfatório, organizar a rotina, criar técnicas de concentração e desfrutar mais o momento de ensino.

Neste artigo, confira 4 ferramentas que os educadores podem aproveitar para reforçar o apoio pedagógico e colaborar com a rotina dos alunos!

1. Plataformas de gestão

Para começar, gerenciar as atividades faz toda a diferença na organização mental e profissional de um educador. A boa notícia é que existem diversas ferramentas tecnológicas que ajudam nessa missão.

O Miro, por exemplo, é uma plataforma de gestão que ajuda na interação entre aluno e educador. Esse é um recurso que simula um quadro de sala de aula, porém, digital, e é possível administrar as atividades e os conteúdos a serem ministrados.

Outro recurso de gestão de conteúdos acadêmicos é o Genially, que ajuda na interatividade com as aulas. Nessa plataforma, é possível montar apresentações, postagens, gráficos e demais elementos úteis no ensino. Por ser interativo e visualmente atrativo, ajuda na retenção dos alunos e no engajamento durante as atividades escolares. 

2. Aplicativos de organização

Para quem tem dificuldade de gerenciar os documentos das aulas e demais atividades referentes ao ensino, os aplicativos de organização podem oferecer suporte para transformar essa realidade.

A seguir, confira alguns apps que vale a pena usar na rotina como educador!

Padlet

Para fazer a gestão de tarefas na rotina, o Padlet é um excelente aliado. Na plataforma, você cria murais virtuais e preenche com os conteúdos desejados.

No Padlet também é possível compartilhar arquivos com outros usuários, definir prazos, montar agendas e destrinchar um projeto em várias etapas. Sendo assim, pode ser aplicado em atividades com a turma e se tornar um ambiente de gestão das tarefas.

Trello

O mesmo vale para o Trello. Esse aplicativo é voltado para a organização de projetos, o que ajuda desde o planejamento didático até o compartilhamento de conteúdos e atividades para os alunos.

O Trello conta com quadros que se organizam em painéis. Um modelo que muitas pessoas utilizam é a criação de abas para acompanhar tarefas a serem iniciadas, em andamento e concluídas. Assim, é possível fazer a gestão dos projetos.

A ferramenta pode ser utilizada apenas pelos educadores para organizar as aulas, assim como também pode ser compartilhada com os alunos para engajar as atividades planejadas.

Notion

O Notion é como um site pessoal e privado, no qual você pode criar diversas páginas, subir arquivos, fazer anotações, linkar vídeos e endereços virtuais, entre várias outras tarefas. Muitas pessoas usam essa plataforma como um caderno para fazer os mais variados registros possíveis.

A plataforma do Notion se tornou uma grande aliada da organização, inclusive no apoio pedagógico, pois pode ser gerenciada de forma criativa e da maneira que você compreende melhor. A interface é simples e oferece autonomia para administrar os conteúdos como desejar.

Existem páginas que também podem ser compartilhadas com outros usuários do Notion. Sendo assim, é um ambiente que pode ser utilizado para apresentar aulas, projetos pedagógicos e conteúdos específicos.

Google Workspace

O Google Workspace conta com uma série de ferramentas úteis na rotina escolar. O Planilhas, por exemplo, funciona como o Excel online, o que permite a criação e edição de tabelas gratuitamente. O ambiente permite programar funções e realizar uma série de processos automatizados, de maneira simples, assim como oferece modelos prontos.

O Docs é um editor de textos semelhante ao Word, da Microsoft, mas que também funciona no ambiente virtual. Textos e documentos podem ser produzidos gratuitamente por meio dessa plataforma e compartilhados com outras pessoas.

O Drive é mais um recurso valioso do Workspace, pois é um espaço de armazenamento em nuvem. O Google disponibiliza um limite de capacidade de 200 GB gratuito, mas é possível expandir a memória com planos pagos.

Até mesmo o Meet é útil para as atividades de apoio pedagógico, uma vez que ajuda a fazer reuniões online e gratuitas. A plataforma pode ser usada em tutoriais, monitorias, orientações pedagógicas e, inclusive, em aulas remotas e síncronas.

Inovação e ferramentas para melhorar a rotina como educador é com a System Brasil. Saiba mais sobre as nossas soluções!

3. Bibliotecas virtuais

O Google Drive é um excelente exemplo de biblioteca virtual, pois permite armazenar diferentes tipos de conteúdos, como: documentos, planilhas, fotos, áudios, vídeos, entre outros.

No entanto, o Drive não é a única opção. Existe também o Dropbox, por exemplo, que cumpre a mesma função da plataforma do Google, porém, com limite de 2 GB de espaço.

O OneDrive é mais uma opção de biblioteca virtual, na qual é possível salvar diversos documentos e livros em nuvem. A plataforma é gerenciada pela Microsoft e conta com capacidade máxima de 250 GB.

4. Metodologias pedagógicas inovadoras

Não é necessário pensar apenas em ferramentas tecnológicas. A adoção de metodologias pedagógicas inovadoras também ajuda no apoio pedagógico e melhora a eficácia das atividades.

O ideal é ter em mente que o aluno é o protagonista pelo seu próprio processo. Sendo assim, é fundamental estimular a participação ativa e dar espaço para que desenvolva autonomia pelos estudos.

Para isso, as metodologias inovadoras oferecem excelentes oportunidades. Por isso, vale a pena abordar em sala de aula as técnicas como:

  • gamificação;
  • resolução de problemas;
  • rotação por estações — na qual um problema é dividido em várias etapas e os alunos passam por cada uma delas.

A escolha das estratégias vai depender diretamente do planejamento pedagógico e do orçamento disponível pela escola. No entanto, manter o acompanhamento contínuo da aplicação dessas ferramentas vai ajudar a verificar o quão sucedido foi um plano.

Em geral, apoio pedagógico é oferecer recursos para que os alunos se desenvolvam com maestria. Ao contar com ferramentas estratégicas, esse trabalho se torna mais simples e eficiente, otimizando a rotina escolar dos educadores, economizando tempo, melhorando o acompanhamento dos estudantes e potencializando o aprendizado.Que tal contar com ferramentas de ouro para a rotina escolar? Conheça as soluções da System Brasil e transforme a educação positivamente!

Posts recentes