O e-mail marketing é uma ferramenta fundamental para divulgação de campanha, oferecer conteúdo relevante e aumentar relacionamento com a audiência.
Para que a comunicação da sua Escola seja assertiva e cause uma boa impressão é preciso ficar atento a pequenos erros para não estragar a experiência do destinatário.
Neste artigo listamos os erros mais comuns ao enviar um e-mail marketing e ensinamos algumas dicas para que os e-mails tragam resultados positivos.
Bora para a leitura!
É sempre importante manter os dados do seu lead atualizados, e ficar atento a forma de escrita do nome do contato. É desagradável receber e-mails “genéricos” ou com o nome do destinatário escrito incorretamente. Envie os e-mails nominalmente e com saudações não tanto formais, isso ajuda a criar empatia com sua Escola.
Fique atento se o e-mail do remetente é o mesmo que assina o e-mail enviado, ou ainda, se o nome ou e-mail do remetente é longo de mais. Esse detalhe influencia na visualização em smartphones e demais dispositivos móveis.
Ter uma assinatura de e-mail padronizada traz mais credibilidade para a Escola. Na assinatura ainda pode ser acrescentada uma imagem do remetente, para dar mais proximidade com o destinatário; logo e contato da Escola.
A assinatura de e-mail ainda pode ser utilizada para divulgar campanhas específicas, uma sugestão, é utilizar esse recurso para períodos de matrículas. Lembre-se que a assinatura deve estar no padrão da identidade visual da Escola, para saber mais sobre Identidade Visual, clique no banner abaixo:
São dois detalhes importantes no assunto (título) para verificarmos antes de dispararmos o e-mail marketing:
Outro detalhe importantíssimo que acaba passando despercebido pela Escola, é o uso de e-mail não profissionais, como exemplo: escola@gmail.com ou escola@hotmail.com. O uso desse tipo de e-mail é recomendado somente para uso pessoal e não para sua Instituição de Ensino. Para que a Escola apresente credibilidade no envio de e-mail deve obrigatoriamente ter e-mails profissionais.
Para saber mais sobre e-mails profissionais, baixe gratuitamente nosso [EBOOK] A IMPORTÂNCIA DO E-MAIL CORPORATIVO.
Sempre comentamos sobre a importância de conhecer o público-alvo da Escola, e no envio de e-mail marketing não é diferente. Não segmentar corretamente os leads (seu público) pode gerar resultados ineficientes nas campanhas.
Para cada comunicação, estude o público-alvo, saiba qual tipo de linguagem é mais atrativa e eficiente. Por exemplo, se o e-mail for direcionado para pais e responsáveis, leve em consideração o que é mais relevante para eles, da mesma forma se o e-mail for enviado para alunos ou colabores.
O conteúdo do e-mail está diretamente ligado à segmentação feita anteriormente. Enviar um e-mail marketing que não esteja de acordo com a persona da sua segmentação não gera resultado positivo.
Revise o texto mais de uma vez, confira o tipo de linguagem usada e cumpra o que o assunto (título) do e-mail promete. Nada de erros ortográficos nos e-mails 😉
Explore também o uso de botões de Call-to-Action, ou CTA, para que o destinatário interaja com o conteúdo. Um exemplo para utilizar em campanhas de matrículas, é inserir botões de “MATRICULE-SE AGORA” ou “SAIBA MAIS”. Direcione esses botões para a página de matrículas do site da sua Escola.
Por último, confira todos os links que inseriu no conteúdo do e-mail e corrija-os se for necessário. Clique em cada um para verificar se estão direcionando para os locais corretos.
Se o link for muito longo, utilize encurtadores de link, um exemplo de encurtador de link gratuito é o Bitly.
Faça testes antes de enviar os e-mails. Para saber se está tudo certo você pode utilizar ferramentas gratuitas:
Esperamos que tenham curtido o conteúdo, e se ficou alguma dúvida é só chamar!