O Facebook tem diminuído gradativamente o alcance orgânico dos posts, assim seus seguidores veem cada vez menos suas publicações. Ser assertivo na escolha de impulsionar uma publicação ou anunciar na rede social, é importantíssimo para alavancar o engajamento do público-alvo da sua Escola. Sempre se pergunte qual o valor suas publicações oferecem e para quem?
Neste post vamos mostrar uma visão geral das principais diferenças de impulsionar uma publicação e anunciar no Facebook.
Antes de escolher entre impulsionar e anunciar, a Escola deve definir qual a mensagem que deseja passar, objetivo e público-alvo que deseja atingir. Definido as metas e os itens anteriores, vamos aprender as características principais de cada uma. Bora lá! 😉
Impulsionar uma publicação é a maneira mais simples de anunciar no Facebook. Ao escolher e impulsionar uma determinada publicação que já foi postada, ela aumentará o alcance no Feed de Notícias do público e fará com que mais pessoas, curtam, compartilhem e comentem nas publicações da sua Escola. Você também pode usar o Instagram como um posicionamento para esta publicação.
Antes de mais nada, confira os requisitos necessários para impulsionar uma publicação.
Agora vamos ao passo a passo para impulsionar a publicação!
1.Acesse a Página da sua Escola no Facebook;
2. Encontre o post que deseja impulsionar;
3. Em seguida, no post, clique no botão azul “Impulsionar publicação”;
4. Escolha o “OBJETIVO”. São duas opções: “Obter mais envolvimentos” ou “Receber mais mensagens”. Para saber mais detalhes de cada opção clique em “O que é isto? ”;
5. Adicione um botão para melhorar o engajamento com os seguidores da sua Página. Esta função é opcional;
6. Agora uma das partes mais importantes, selecione o público-alvo que sua Escola deseja atingir. Escolha uma das opções pré-definidas, ou clique em “Criar no público”, neste caso, as opções são: gênero, idade, localização e direcionamento detalhado;
7. Na opção “Orçamento total”, escolha um valor pré-definido, ou clique em “Outro valor” para personalizar o valor que deseja investir na publicação;
8. Em “Duração”, selecione 1 dia, 7 dias, 14 dias, ou digite uma data final no campo “Veicular este anúncio até”;
9. Por último, escolha a forma de pagamento,
10. Clique em impulsionar!
As publicações impulsionadas, são revisadas pelo Facebook antes de serem publicadas na Página da sua Escola.
Obs: Publicações com link podem ter menos opções para impulsionamento, como por exemplo: gênero, idade, localização, orçamento, duração e pagamento.
Além da ferramenta de impulsionar uma publicação, o Facebook, que já ultrapassou os dois bilhões de usuários por mês, disponibiliza a opção de anúncios na plataforma, esta opção é para campanhas mais avançadas e oferece ainda mais recursos, pois são criadas no Gerenciador de Anúncios.
Anunciar no Facebook possibilita aumentar conversões no site, visualizações de vídeos, maior audiência no blog, entre outros. Aprenda sobre a importância de ter um bom site profissional, clicando aqui.
Entre os principais diferenciais dos Anúncios na rede social, está a opção de escolher posicionamentos diferentes ao patrocinar uma publicação, como por exemplo: Feed de Notícias, anúncios no Messenger, no Instagram Stories, Instagram Articles e no Audience Network.
Com o Gerenciador de Anúncios do Facebook você tem acesso a várias métricas e informações sobre o progresso da campanha, podendo alterar a estratégia a qualquer momento se necessário.
Outra opção que os anúncios no Facebook oferecem são os direcionamentos avançados. Use essa ferramenta para criar tipos de públicos sobrepostos ou semelhantes (que permite direcionar para pessoas semelhantes às pessoas que já se envolvem com sua Escola), adicionar descrições específicas e incluir botões de ação para aumentar a interação com a audiência.
Não existe uma fórmula mágica para conhecer a audiência do Facebook da sua Instituição de Ensino, no entanto, existem boas práticas que podem ajudar nesse aprendizado. Uma delas é criar publicações em que o público possa interagir, enquetes podem ser um bom exemplo para começar. Experimente criar tipos diferentes de posts sempre acompanhando as curtidas e comentários.
Sempre publique com objetivos e sabendo o que espera da publicação. Use linguagem condizente com o que quer realmente transmitir, sendo claro e observando os valores da Escola. E mais importante, responda rápido cada mensagem, nada mais desagradável do que ficar esperando uma resposta à um questionamento, não é mesmo? Não exclua comentários negativos, seja prestativo e entenda o questionamento do público.
Use o Storytelling para criar mais afinidade com o público-alvo, conte histórias sobre a Escola, comunique sobre conquistas, eventos e tudo mais que possa gerar proximidade com quem visita a Página. Lembre-se que compartilhar histórias ajuda a criar conexões emocionais com os seguidores da Página.
Uma das dicas que o próprio Facebook recomenda é que a publicação seja simples, criativa e limpa. Não se esqueça também que as cores e padrões devem fazer parte da Identidade Visual da Escola. Confira três dicas do Facebook para melhorar o desempenho visual da sua publicação:
O Facebook é extremamente eficaz para aumentar a interação entre o público-alvo da sua Escola, sejam eles pais ou responsáveis, alunos ou ainda colaboradores. Entretanto, definir as metas de um impulsionamento ou anúncio de uma publicação, e saber exatamente a estratégia a seguir é indispensável para um resultado positivo, afinal, não adianta ter milhares de seguidores se eles não interagem e não adicionam crescimento e reconhecimento à sua Escola.
Faça testes e “converse” com seu público. Aproveite as oportunidades para melhorar a retenção de alunos e conquistar novas matrículas.
Esperamos que tenham curtido o conteúdo, e se ficou alguma dúvida é só chamar!