Saber como ser um gestor educacional de sucesso é um processo bastante complexo. Afinal, é importante aprender a se adaptar às mudanças da sociedade e na área da educação para ter um desempenho positivo.
Antigamente, o papel do gestor escolar era voltado para a gestão de processos e da infraestrutura. Atualmente, o profissional é o principal vetor de mudanças e da inovação no ambiente educacional. Sendo assim, precisa desenvolver estratégias para tomar decisões que beneficiem a todos os envolvidos: a instituição, os alunos, os familiares, os educadores e os colaboradores.
Neste artigo, confira as melhores dicas para se tornar um gestor educacional de sucesso!
Qual o papel do gestor escolar?
Antes de tudo, é fundamental compreender o papel desse profissional no ambiente escolar atualmente. Dessa forma, é possível investir em um desenvolvimento de carreira focado em resultados positivos, com estratégias realistas e alinhadas à necessidade do setor da educação.
Conheça as principais atribuições de um gestor escolar a seguir!
Conhecer e difundir a cultura organizacional da escola
É necessário tirar da cabeça a ideia de um líder isolado e que não participa ativamente da rotina de um negócio. Atualmente, uma figura de gestão precisa estar inserida no dia a dia organizacional para compreender, de fato, a empresa.
Não seria diferente em uma escola. O gestor educacional precisa compreender a cultura organizacional promovida pela instituição e ajudar a difundi-la com ações alinhadas aos valores e a missão do negócio.
Isso implica em ter um relacionamento com toda a comunidade escolar. Desde atividades básicas, como manutenção da infraestrutura, até complexas, como a elaboração do plano de ação escolar, deve contar com a presença do gestor.
Delegar tarefas
As demandas administrativas costumam ser delegadas aos colaboradores pelo gestor. Essa função permanece. No entanto, para que o líder educacional seja bem-sucedido nessa tarefa, é fundamental conhecer bem os membros da equipe.
Ao saber as especialidades e habilidades que mais se destacam em cada colaborador, é possível fazer a atribuição de responsabilidades de maneira coesa e eficiente. Desse modo, nenhum profissional corre o risco de se sobrecarregar de tarefas, ao mesmo tempo em que as competências de todos são bem aproveitadas no ambiente escolar.
Promover um ambiente agradável
A qualidade do clima organizacional depende muito da postura do líder. Criar um ambiente de tensão e de conflitos pode atrapalhar toda a proposta da instituição e até mesmo afastar pais e alunos.
Por outro lado, em uma escola com cultura colaborativa e valorização dos colaboradores, principalmente pelo líder, é possível passar uma imagem muito mais positiva. Com isso, o marketing da instituição é melhorado e mais pessoas se sentem à vontade com o ambiente, sejam pais e alunos, sejam professores e colaboradores.
Lidar com mudanças
A gestão de mudanças é uma das principais habilidades necessárias para um profissional gestor educacional. Isso porque, a todo momento, é necessário lidar com imprevistos, o surgimento de novas tendências, uma tecnologia mais favorável, um comportamento geracional dos alunos, entre muitos outros fatores.
A resistência a mudanças só retém a capacidade de lidar com o novo e replanejar os processos, sem afetar o andamento das tarefas e o desempenho da gestão. Na prática, a escola ficaria para trás, por não se atualizar e inovar. Por essa razão, a iniciativa para mudar deve começar pelo gestor.
Manter-se por dentro das novidades sociais, econômicas e políticas do país e, principalmente, a região da escola vai favorecer a definição de estratégias. Além disso, é possível identificar recursos que ajudam na experiência escolar e que melhoram a atratividade da instituição.
Quais habilidades essenciais para se tornar um gestor educacional de sucesso?
Tendo em vista o papel do gestor educacional, é fundamental destacar algumas habilidades que vão ajudar a desempenhar as atividades com mais sucesso e confiança.
A seguir, saiba quais as principais competências e habilidades a serem trabalhadas para se tornar um gestor mais estratégico e influente na comunidade escolar.
Liderança
A principal habilidade que deve ser trabalhada em um gestor é a de liderança. A capacidade de inspirar, administrar e instruir equipes é importante para criar uma relação de confiança, suporte e colaboração.
Comunicação
A comunicação é elemento-chave para a troca eficaz de informação e a criação de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho. Um gestor precisa saber se expressar com clareza, firmeza e empatia.
Trabalhar habilidades de comunicação envolve exercitar a capacidade de ouvir. Afinal, ao pensar em se comunicar, automaticamente, imagina-se o falar. No entanto, a escuta é igualmente necessária para manter diálogos abertos, acolher os colaboradores e alunos e criar vínculos saudáveis.
Gestão de equipe
O gerenciamento de tarefas, responsabilidades, eventos, projetos e prazos precisa se expandir para equipes. Afinal, os colaboradores vão olhar para o gestor educacional esperando pelas respostas e orientações.
O profissional deve ter a capacidade de instruir e monitorar as atividades da equipe, com foco em valorizar a presença de cada colaborador. Por essa razão, reforça-se a importância de conhecer as habilidades e competências dos membros do time.
Uso de tecnologias na administração escolar
Todo processo de gestão se torna mais prático, rápido, simples e organizado ao contar com ferramentas estratégicas. A tecnologia é uma grande aliada da administração, inclusive escolar, e pode automatizar e otimizar diversos processos da rotina de um gestor educacional.
Por essa razão, saber selecionar os softwares e demais ferramentas tecnológicas mais úteis para a rotina da escola vai ajudar a transformar diversos processos. Com isso, a sobrecarga de trabalho pode diminuir e é possível focar em estratégias para melhorar a qualidade de ensino.
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Tomada de decisões baseadas em dados
A tecnologia oferece mais uma vantagem para o gestor educacional: a reunião de dados processados em relatórios. Esses documentos oferecem a oportunidade de se basear em dados reais sobre a escola para tomar decisões.
É por meio dessa estratégia que se pode crescer cada vez mais profissionalmente e se destacar com a qualidade do trabalho. Além disso, a instituição e todos os envolvidos só tendem a ganhar.
Devido às diversas responsabilidades, procurar o desenvolvimento pessoal e profissional é fundamental para se tornar um bom gestor educacional. A partir de bastante dedicação, é possível alinhar estratégias e competências para criar um ambiente cada vez mais favorável para o sucesso dos alunos.
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