Diante da pandemia causada pelo coronavírus Covid-19 são exigidas atitudes criativas, estratégicas e emergenciais de todas as Instituições de Ensino para que os alunos mantenham as atividades educacionais, amenizem a preocupação dos pais e responsáveis também na parte financeira, e diminua a inadimplência.
A tarefa não é fácil, e exige um grande esforço de todos nós nesse momento adverso. Para tentar ajudar separamos 4 dicas para sua Escola garantir a continuidade das atividades durante a pandemia, melhorar a gestão financeira e minimizar os impactos do Covid-19 no ano letivo.
1. Foque a comunicação com pais e alunos
Para fortalecer a comunicação com pais e alunos, é importantíssimo que a Instituição de Ensino tenha um canal oficial de avisos e informações. Utilize o site da sua Escola como fonte principal de informação e compartilhe os comunicados nas redes sociais (Fan page do Facebook, por exemplo), mas sempre redirecionando para o site. Assim, a Instituição aumenta a credibilidade perante os pais, o que pode ser um fator decisivo na retenção dos alunos para o próximo ano letivo.
Utilize também o aplicativo de avisos online do seu Sistema de Gestão Escolar para emitir comunicados para os pais e alunos. As notificações chegam diretamente no Smartphone, e são uma ótima maneira de comunicação complementar com os pais. Se deseja saber mais sobre o aplicativo e sistema de gestão escolar, clique aqui.
2. Crie ações para evitar a inadimplência
Esse é um momento delicado para todos, e com a paralisação das aulas é compreensível que pais e responsáveis solicitem o adiamento de pagamento de mensalidades, entretanto, a Instituição de Ensino deve pensar estrategicamente, avaliar as despesas, gastos, receita e possível aumento da inadimplência. Algumas atitudes podem amenizar a situação, e ajudar na gestão financeira da Escola. Separamos algumas dicas que podem ajudar:
Facilite as formas de pagamento: Envie boletos online via e-mail ou pelo app do Sistema de Gestão Escolar, para pagamento via internet banking.
Crie um programa de descontos: Ofereça descontos e vantagens para pagamentos em dia ou antecipados. Ou ainda parcelamentos sem a cobrança de juros.
Automatize os lembretes de cobrança: Utilize seu Sistema de Gestão Escolar para automatizar os lembretes de pagamentos. Caso ainda não tenha um, clique aqui para saber mais.
Canal de atendimento: Disponibilize um canal de comunicação especial para a negociação das mensalidades. Ofereça alternativas para renegociação de dívidas, e mostre disposição para resolver o problema.
Use um sistema de gestão financeira: Nesse momento crítico o uso de um sistema de gestão escolar é indispensável para controle e tomadas de atitudes para gerir sua instituição de ensino. O sistema fornece uma visão geral e completa do departamento financeiro e a tomar as melhores atitudes para diminuir os inadimplentes.
3. Ofereça atividades pedagógicas online
Motivar os alunos a se concentrarem nos estudos nesse período, não é fácil. No entanto, algumas dicas podem auxiliar no engajamento dos educandos:
- Envie dicas de leituras e vídeos curtos relacionados a conteúdos já estudados;
- Envie Questionários com perguntas abertas ou de múltipla escolha como complemento de atividades avaliativas;
- Envie mensagens motivacionais para ajudar pais e alunos a manter a saúde mental durante o período de pandemia;
- Estimule a produção de “Diários” para o aluno compartilhar suas ideias e sugestões,
- Crie enquetes sobre assuntos escolhidos pelos professores e estimular a interação.
4. Aproveite as ferramentas online para manter as atividades administrativas e pedagógicas
Para minimizar os riscos, tranquilizar e manter os pais e alunos conectados à Escola, é possível utilizar recursos online para continuidade da realização de atividades essenciais da Instituição de Ensino:
Google Classroom: É uma ferramenta simples e intuitiva que ajuda tanto equipe pedagógica e professores a cadastrar e gerenciar as atividades dos alunos. É possível criar turmas, inserir tarefas, dar notas e enviar feedbacks diretamente pela plataforma.
Zoom: É um dos melhores aplicativos para realização de videochamadas interativas. Com a ferramenta, é possível realizar e gravar aulas com compartilhamento de tela para apresentações e chat em tempo real para tirar dúvidas. Não é preciso fazer o download do aplicativo, basta que o professor compartilhe o link da “reunião” por e-mail ou WhatsApp, por exemplo.
Khan Academy Brasil: Assim como o Google Classroom, no Khan Academy o professor pode criar turmas e disponibilizar para os alunos aulas, tarefas e materiais de estudo com links e anexos. No site da plataforma contém também outros cursos complementares de diversos segmentos.
Google Formulários: Outro recurso gratuito oferecido pelo Google, que a Escola pode utilizar para criar tarefas, questionários e avaliações para os alunos. O app é bem intuitivo e após criado o formulário, basta compartilhar o link por e-mail. As respostas são salvas automaticamente em uma planilha no Google.
Nós da System Brasil, esperamos de verdade que essas pequenas dicas e sugestões possam ajudar da melhor forma possível sua Instituição de Ensino nesse momento que enfrentamos. Caso tenha alguma sugestão de conteúdo ou precise de algum material específico, fale com a gente, estamos juntos nessa. #fiqueemcasa