E aí td bem? Pensando em ajudar na divulgação de sua Instituição e Ensino, trouxemos um tutorial bem bacana de como anunciar no Google ADS. Se está com dificuldades para criar sua primeira campanha, ou você já criou e ela não está dando os resultados esperados, então aproveite a leitura.
Por que investir em anúncios do Google?
A resposta é simples: Alcance. Sim, sabemos que aparecer no Google é gratuito, entretanto, não basta aparecer, precisamos ser assertivos na comunicação com nosso público-alvo. De nada adianta se alguém de outro estado ou região distante visualizar nosso anúncio, se sua Instituição de Ensino atende somente em um local específico, não é mesmo? Portanto, precisamos segmentar e otimizar nossa divulgação.
Atualmente o Google é a maior plataforma de buscas e anúncios, chegando a quase 90% das buscas online. Existem diversos buscadores, mas o Google é sem dúvida o mais procurado desse lado do ocidente Com essa enorme busca, sua Escola deve se comunicar de maneira eficaz com os potenciais “clientes”, para o melhor resultado e destacar da concorrência precisamos investir de maneira correta.
Confira todas as etapas para criar seu primeiro anúncio no Google ADS
Caso não tenha uma conta no Google ADS siga as instruções abaixo, é bem rapidinho e intuitivo.
Acesse Google ADS, e em seguida clique em “Começar agora” (caso já possua uma conta cadastrada, basta clicar em “Acesse sua conta”.
Selecione “Nova conta do Google ADS” e preencha os campos solicitados.
Nessa etapa podemos optar pelo modo simplificado de anúncios ou “Especialista”, usamos este último como exemplo no tutorial pois apresenta uma melhor configuração. Não se preocupe, o passo a passo é bem simples e prático.
Criando a primeira campanha no Google ADS
Após criada a conta no Google ADS, vamos ao passo a passo para publicar sua primeira campanha patrocinada.
Antes de colocarmos a mão na massa, é válido lembrar que sua campanha deve estar planejada com antecedência, anotados os objetivos, quem pretendemos atingir e o que os concorrentes estão divulgando, ok? Agora vamos lá:
Na tela inicial, selecione no menu à esquerda “Todas as campanhas”, e depois clique em “Criar nova campanha”;
Obs: O botão “Nova campanha” também pode aparecer em outros locais, bem como no formato de um botão azul com o sinal de “+“, na aba “Campanha”.
Na tela seguinte, aparecerá as opções para o tipo de campanha que deseja anunciar. Escolha de acordo com a estratégia de divulgação que sua Instituição de Ensino planejou.
Nesse exemplo iremos utilizar “Tráfego do site” e “Rede de Pesquisa”, para aumentar a visualização do site institucional;
Logo abaixo, digite a url (endereço) do site da sua Escola ou Colégio, e depois em “Continuar”.
O próximo passo é inserir o nome da campanha, com um nome fácil de localizar quando tiver várias campanhas cadastradas. O segundo passo é definir a rede que deseja divulgar, o recomendado dentro de uma “Rede de pesquisa”, é que esteja selecionado apenas a primeira opção “Rede de Pesquisa, dessa forma os cliques serão mais assertivos.
A próxima etapa também é muito importante, é onde vamos segmentar a abrangência da divulgação. Selecione “Inserir outro local”, e digite o nome de sua cidade e região escolhida.
É possível direcionar a campanha para um público-alvo específico, para isso basta digitar as sugestões no campo “Pesquisa”. Ou ainda, se desejar um anúncio mais abrangente, deixe em branco.
Agora vamos definir o orçamento para a campanha. Digite o valor que deseja investir no campo “Orçamento”, e logo abaixo em “Lances”, escolha a opção de métricas para o orçamento. Nesse caso, usamos a opção “Cliques”, com um valor máximo diário a ser pago, como exemplificado na imagem abaixo.
O passo seguinte é definir os horários de anúncios. Recomendamos determinar os horários específicos em que sua Escola esteja em funcionamento, assim, se alguém entrar em contato poderá ser atendido. No entanto, se quiser uma campanha bem abrangente, deixe selecionado “Todos os dias”. Depois, é só clicar em “Salvar e continuar”.
Estamos quase finalizando 😉 Escolha o nome do grupo de anúncios, e logo abaixo, digite as palavras-chave relacionados ao nome do grupo de anúncios. E depois clique em “Salvar e continuar”.
Agora que configuramos toda campanha, vamos criar nossos anúncios. É recomendado que para cada grupo de anúncios, seja criado três anúncios com títulos e descrição diferentes.
Mesmo após a veiculação dos anúncios é possível alterá-los. Dessa forma, podemos melhorá-los de acordo com a performance dos anúncios.
Ao lado irá aparecer uma prévia do seu anúncio, conforme irá preenchendo os campos.
Depois do anúncio criado, é só clicar em “Salvar e continuar”.
Prontinho! Nossa primeira campanha no Google ADS, está pronta para veiculação.
Após alguns instantes o Google irá analisar e publicar seu anúncio. Caso ocorra algum problema, irá reportar, para que possa fazer as alterações necessárias.
Para criar novos anúncios, dentro de um mesmo grupo de anúncios, selecione a campanha clicando na caixa de seleção. Essa opção fica na aba “Anúncios e extensões”.
Então, clique no ícone para duplicar o anúncio, e faça as alterações nos títulos e descrições.
Para o alto e avante!
Viu como é fácil? O mais importante em criar as campanhas, é a estratégia que sua Instituição irá praticar. Mais uma vez ressaltamos que sua Escola deve ter tudo anotado previamente, assim fica mais fácil analisar os resultados.
Esperamos que tenha curtido o tutorial. Aproveite as dicas e se tiver mais alguma sugestão que queira compartilhar conosco, é só chamar. Até a próxima 😉